sexta-feira, 22 de maio de 2015

HIGIENE BUCAL


<p>Não existe uma idade certa, mas sim a necessidade de a mãe obter informações seguras para suas dúvidas. Muitas delas procuram o odontopediatra enquanto estão grávidas e depois trazem os bebês para que o profissional analise as estruturas anatômicas da boca e o freio lingual, que se for muito curto, pode prejudicar a amamentação, por exemplo. Boa parte das mães tem dúvidas no início da dentição de leite. Outras, com relação à escovação e quando os dentes amolecem. O importante é procurar sempre um profissional de confiança, que irá aconselhá-la adequadamente.</p>

CULTIVAR HÁBITO É FUNDAMENTAL PARA SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA
Para uma mãe, não tem nada mais encantador do que o sorriso do próprio filho. Ele pode vir dos bons momentos proporcionados pelas brincadeiras, da cumplicidade ou até do elogio que a criança recebe por ter sido capaz de vencer mais um desafio, como amarrar os sapatos sem ajuda ou auxiliar a guardar os brinquedos. Sorriso amolece corações e aquece a alma. O sorriso perfeito vem acompanhado por uma boca saudável. Ir ao dentista, escolher a pasta e a escova de dentes mais adequadas e saber a hora certa de deixar o filhote cuidar da higiene sozinho são algumas das dúvidas dos pais. A odontopediatra Andrea Carla Tavollassi Federighi ajuda a esclarecer essas e outras questões. 

COMO ESCOLHER O ODONTOPEDIATRA?
Acredito que a indicação é o que mais funciona em casos como esse. Vale conversar com o seu dentista de confiança e perguntar se ele tem um colega odontopediatra para indicar. Outra opção é perguntar para outras mães, amigas, ou aquela vizinha que você acha zelosa com os filhos. Entretanto, a criança precisa se sentir bem e acolhida no consultório. Se ela não gostou do profissional, troque!A empatia e a confiança são muito importantes porque o odontopediatra vai acompanhar boa parte da vida dessa criança.

QUANDO DEVE OCORRER A PRIMEIRA VISITA AO ODONTOPEDIATRA?
Não existe uma idade certa, mas sim a necessidade de a mãe obter informações seguras para suas dúvidas. Muitas delas procuram o odontopediatra enquanto estão grávidas e depois trazem os bebês para que o profissional analise as estruturas anatômicas da boca e o freio lingual, que se for muito curto, pode prejudicar a amamentação, por exemplo. Boa parte das mães tem dúvidas no início da dentição de leite. Outras, com relação à escovação e quando os dentes amolecem. O importante é procurar sempre um profissional de confiança, que irá aconselhá-la adequadamente.

A CRIANÇA CHORA PARA ESCOVAR OS DENTES. COMO LIDAR?
O estímulo para escovar os dentes começa quando ela ainda é bebê. A criança aprende por exemplos. Por isso, vale chamar a criança para ver quando os pais estão escovando seus próprios dentes, além de explicar que limpá-los é um hábito de higiene, como tomar banho ou lavar as mãos.

COMO A ESCOLA PODE AJUDAR NESSE MOMENTO?
A escola tem papel fundamental nessa parceria com as famílias. Determinar um horário para a higiene oral das crianças é muito importante para a rotina. Além disso, ela tende a imitar o comportamento dos mais velhos e dos amigos. Vale lembrar, no entanto, que a escovação na escola tem o objetivo de reforçar o hábito, mas a escovação noturna, feita por um adulto, é a mais importante.

COM QUANTOS ANOS DEVO DEIXAR MEU FILHO ESCOVAR OS DENTES SOZINHO?
Existem estudos que mostram que antes dos oito ou nove anos, a criança não tem coordenação motora fina suficiente para fazer os movimentos de escovação corretos sem machucar a gengiva ou negligenciar algum dente. No entanto, estimular a valorizar o esforço da criança são aspectos muito importantes rumo à autonomia e a uma boca saudável na vida adulta.

Nenhum comentário: