sexta-feira, 22 de maio de 2015

ENEM 2015 - INSCRIÇÃO



O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015 tem como finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico daqueles alunos que estão concluindo o ensino médio. Os responsáveis pelo Enem são o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC (Ministério da Educação). O Inep divulgou no dia 18/05 o edital contendo as regras do Exame.

Mas a nota do Enem 2015 tem especial finalidade para os programas educacionais do Governo: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies).

Inscrições para o Enem 2015

As inscrições do Enem 2015 serão feitas exclusivamente via Internet através do endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. Estarão abertas a partir das 10h da manhã do dia 25 de maio com término no dia 05 de junho até às 23h59min no horário de Brasília.

Os documentos necessários para fazer a inscrição do Enem 2015 são CPF, identidade (RG) e um endereço de e-mail válido. O e-mail informado servirá para apenas um único participante, uma vez que o Inep utilizará este mecanismo para entrar em contato diretamente com o participante.

Aqueles que necessitarem de atendimentos especiais terão que informar no decorrer da inscrição. O participante terá opções de atendimento especializado ou específico. Os que optarem pelo certificado de conclusão do ensino médio terão que informar sua pretensão no ato da inscrição. Somente aqueles que forem maiores de 18 anos completados até a data da primeira prova e alcançarem uma nota igual ou superior a 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação terão direito ao certificado de conclusão do ensino médio.

Taxa de inscrição do Enem 2015 e Isenção: Serão automaticamente isentos os participantes que estão concluindo o ensino médio. Quem se enquadrar na situação de carência socioeconômica também poderá requerer isenção de taxa de inscrição do Enem 2015.

O valor a ser pago pelos não-isentos é de R$63,00, que deve ser paga apenas no Banco do Brasil por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU). O prazo de pagamente vai até o dia 10 de junho até as 21h59min (horário de Brasília). Caso passe do dia estabelecido o participante estará automaticamente eliminado do Enem 2015.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015

Caberá aos participantes do Enem 2015 nesta edição acessar a página de acompanhamento de inscrição pois neste ano não haverá distribuição do cartão confirmação de inscrição pelos Correios.

O Inep divulgará o cartão de confirmação na página de acompanhamento, acessível com o código e senha criados no ato das inscrições. Não é obrigatório imprimir o cartão e apresentá-lo no dia do exame, porém nele se encontram informações importantes como número de inscrição, data, horário, local e sala de realização das provas, língua estrangeira moderna escolhida, indicação dos atendimentos caso necessário e a solicitação do certificado de inscrição caso optado.

Portadores de deficiência com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, difícil de atenção, autismo, discalculia ou com outras condições especiais, poderão optar pela opção especializado.

Será oferecido atendimentos específico a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas (pessoas que por convicção religiosa guardam o sábado).

Os pacientes com surdocegueira terão direito a um intérprete de linguagem brasileira de sinais (libras) assim como o que necessitarem de provas com letras maiores terão disponíveis fontes no tamanho 18 e no tamanho 24.

Horários e Datas do Enem 2015

As provas do Enem 2015 serão aplicadas durante os dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo). Os portões serão abertos às 12h com fechamento dos portões às 13h. As provas vão começar às 13h30min com a autorização dos fiscais após os procedimentos de segurança. Os participantes terão o prazo de 4h30min para entregar o cartão de respostas e 5h30min no segundo dia. Será permitido fazer a prova com caneta esferográfica de cor preta feita de material transparente, o uso de lápis, borracha, lapiseira e canetas feita por outro material causará a eliminação do participante.
Para entrar em sala de provas o participante terá que mostrar documento de identificação com foto. Serão aceitos documento de identidade (RG), carteira de trabalho, identidade fornecida por ordens ou conselhos de classe que por lei tenham validade como documento de identidade, certificado de dispensa, passaporte e carteira nacional de habilitação com foto. O participante que levar celular, relógio ou qualquer tipo de eletrônico, terá que desligar e colocar dentro do porta-objetos, deverá ser lacrado e guardado sendo aberto apenas com o término do exame e sair do local de exame. Poderá sair do exame após 2h de provas, caso saia antes do permitido estará eliminado do Enem 2015.
Os participantes que levarem arma (mesmo com autorização), apostila, livros, usa o celular em sala de aula, tiver contato com outro participante, anotações, calculadora, agendas eletrônicas, pendrive, gravadores, relógio e qualquer outro tipo de material está eliminado do Enem 2015.


Nenhum comentário: