Ensino Fundamental II

Mais importante do que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-los. Nesta fase, o objetivo do Dom Bosco é estimular a criança à reflexão, à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades.

Fazemos da sala de aula um espaço enriquecedor, com atividades interdisciplinares que desenvolvam competências. O Dom Bosco trabalha para que os alunos do 6º ao 9º ano incorporem em suas vidas atitudes de solidariedade e cooperação, usem o diálogo para tomar decisões, e conscientizem-se de suas dependências e responsabilidades no mundo. No Dom Bosco o aluno é estimulado a questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, pensamento lógico, criatividade, intuição e capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Para isso acontecer, os materiais didáticos possuem o que há de mais significativo para o aluno, com diferentes fontes de conhecimento e formas de elaboração, de modo que ele utilize diferentes linguagens - verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal -, como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, além de saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Do 1º ao 9º ano, no Dom Bosco, ao criança desenvolve o dom do conhecimento e o aprimoramento pessoal.

Nenhum comentário: